Nossas atividades

PET Usina Comunica

Esta atividade surge da nossa necessidade de estabelecer um canal de diálogo e comunicação entre o PET Usina e a sociedade, incluindo tanto a comunidade interna à UFSCar quanto a externa. Para isso, criamos páginas e perfis em redes sociais, como forma de viabilizar e dinamizar a comunicação e a divulgação de atividades desenvolvidas pelo próprio PET Usina e eventos, cursos, palestras e atividades relacionadas aos temas trabalhados no nosso grupo.

Acesso os episódios do programa Às Margens da Cidade

PET Usina no Rádio

A atividade PET Usina no Rádio é uma parceria com Núcleo de Pesquisas Urbanas NaMargem. Neste espaço, petianos e petianas realizem as etapas de planejamento, produção e execução de episódios do Programa de Rádio As Margens da Cidade. O intuito é apresentar reflexões desenvolvidas no PET Usina de Reflexão que dialogam com questões que atravessam o urbano: raça, classe, gênero, sexualidade, geração, território. Desse modo, experienciamos outro modo de falar sobre os temas que estruturam o PET Usina de Reflexão para um público não universitário, diversificando e ampliando as formas de divulgação e compartilhamento das reflexões desenvolvidas pelo PET UFSCar, além de diversificar nossa formação através da experiência de construção de todas as etapas de um programa de rádio.

Usina de Formação e Produção 

Compreendendo que encontros e oficinas que promovem a circulação cultural, artística e de conhecimentos técnicos são importantes espaços de formação científica e prática, esta atividade realiza encontros para o compartilhamento de saberes culturais, acadêmicos e técnicos. Desenvolvida desde 2021, a atividade parte do pressuposto da existência de uma equivalência do valor  do conhecimento científico  e  outras formas de produção e disseminação de saberes, buscando problematizar a relação entre o conhecimento científico e popular, além de possibilitar conhecimentos básicos sobre criação e tratamento de mídias.

Pontes 

O Pontes busca aproximar estudantes de ensino médio de escolas públicas e a Universidade. A proposta surgiu da constatação, baseada na experiência de petianos e petianas, de que alunos de escolas públicas possuem pouco acesso a informações referentes aos meios de ingresso e permanência nas universidades públicas brasileiras. Por isso, a proposta de construir pontes entre escola e universidade, apresentando e divulgando a universidade pública e seus mecanismos de ingresso (ENEM e SISU); a lei de cotas como política de democratização de acesso ao ensino superior; a política de permanência e assistência estudantil das universidades públicas; canais e meios para preparação para os exames (cursinhos populares, plataformas de acesso a conteúdo e materiais, etc.); apresentação de diferentes áreas e cursos. Além disso, uma dimensão importante da atividade é aquela em que os estudantes do PET Usina de Reflexão compartilham suas experiências de preparo, ingresso e formação na universidade pública, sensibilizando o público de estudantes.

Desde 2020, temos realizado atividades remotas por meio da plataforma do Instagram. 

Oficina de reflexão 

Considerando os temas que norteiam as atividades do PET Usina, o espaço Oficina de Reflexão propõe discussão e debates internos à equipe sobre questões de interesse que alicerçam a formação e o desenvolvimento das atividades do grupo. Lançando mão de textos, vídeos, podcasts, documentários, notícias, o objetivo é promover a reflexão qualificada sobre temas trabalhados pelo grupo, possibilitando o domínio de ferramentas para o empoderamento político, subjetivo e acadêmico.

A presença das mulheres na UFSCar

Desde 2019, o PET Usina de Reflexão vem desenvolvendo atividades relacionadas à presença das mulheres na Universidade, de maneira geral, e na UFSCar, de maneira específica. o grupo do PET Usina de Reflexão entende que é de extrema importância acolher alunas(es) afetadas(es) pelo abandono das instituições públicas, com a finalidade de estimulá-las através da escuta e da troca. Sabemos também das necessidades específicas de mulheres e suas posições no mundo, por exemplo: mulheres mães, mulheres PCD 's, mulheres trans-transgeneres, mulheres pretas, mulheres indígenas e mulheres não-binárias. Esta atividade se coloca como um espaço seguro de compartilhamento de afetos e de reflexão empoderadora voltado para as mulheres da UFSCar, em particular, as estudantes de graduação e pós-graduação. 

Pílulas 

A atividade Pílulas de Reflexão propõe dar continuidade no próximo ano à criação conteúdos que levem a reflexões sobre temáticas que estejam em pauta social, mas agora com maior foco na produção de pílulas para o formato do Twitter, o que permitirá dar maior visibilidade a debates sobre temas de interesse do PET Usina de Reflexão, tais como questões raciais, empoderamento feminino, LGBTQIAP+ e ações afirmativas.



Atividade - PET Usina participa

Participação dos Petianos e Petianas do grupo em eventos organizados por grupos externos, coletivos, grupos científicos, eventos regionais e nacionais relacionados ao programa PET, com ou sem apresentação de trabalhos, dentro e fora da comunidade acadêmica da UFSCar. A atividade se justifica perante a proposta em dar a oportunidade aos petianos de experienciar a vivência em apresentações de trabalhos científicos e de atividades, fazer integrações com outros grupos PET, de extensão e outros coletivos, e também dar visibilidade ao programa PET e às atividades desenvolvidas por este PET Usina de Reflexão. 



 Usina reflete na Moras 

A atividade PET Usina reflete na moras propõe que os Petianos e Petianas realizem reflexões e debates no espaço da moradia estudantil no campus de São Carlos da UFSCar, onde se localiza a maior parte dos estudantes dependentes das ações afirmativas e da permanência estudantil. Ademais, nesse momento de 'pós-pandemia' e retomada da convivência social, têm se mostrado necessário o debate de questões de gênero, saúde mental, violência contra mulher e das relações sociais, tais como comunicação não violenta. Com essas ações, visa-se uma comunicação orgânica entre esta atividade e as demais do PET Usina, para que possam contribuir com uma moradia melhor e mais segura.